Sejam Bem-Vindos

Este blog tem como objetivo apresentar a todos os leitores a Arte e sua História em diversas civilizações e épocas. Os textos terão 5 imagens e sua explicação a baixo, para que possam conhecer assim, mais sobre o nosso passado.



domingo, 18 de abril de 2010

Arte Grega
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos
.

Arquitetura Grega

Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas.

Pintura Grega

Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega.



Arte Bizantina

O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de carácter religioso dos primórdios do cristianismo no Império Bizantino.
A arte bizantina está dirigida pela religião; ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros executores.O regime era teocrático e o imperador possuía poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou representá-lo com uma auréola sobre a cabeça, e, não raro encontrar um mosaico onde esteja juntamente com a esposa, ladeando a Virgem Maria e o Menino Jesus.
A arte na Pré-História

A primeira característica de arte na pré-história é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Foram assim denominadas de pintura rupestre.



Durante o período neolítico, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.



A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade.



Arte no Egito

A arte egípcia teve como manifestação artística sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, se estendendo aproximadamente pelos últimos 3000 anos a.C e demarcando diferentes épocas que auxiliam na diversificação de diferentes variedades estílisticas: Império Antigo, Império Médio, Império Novo.
No Império Antigo surge a arquitetura monumental e a vincada noção egípcia de eternidade vinculada ao faraó. No que diz respeito à escultura podem ser estabelecidas diferenças de concepção entre a estatuária real e a estatuária de particulares, onde uma tem imponência enquanto a outra possui um maior realismo. A imagem a seguir é a representação de uma tríade de Menkauré, antigo rei do Egito.

Ja no Império Médio, a expressão humana na escultura vai ganhar uma nova dimensão e realismo nesta época. Mesmo a representação bidimensional perde a sua dependência dos cânones adoptando uma maior naturalidade e mesmo noções de profundidade tridimensional. Nesta época criam-se esfinges reais nas quais o rosto do monarca surge emoldurado por uma juba, como é o caso de uma esfinge de Amenemhat III.

Foi na capital do Império Novo, a cidade de Tebas, que se ergueram os grandes edifícios desta época. A divindade da cidade era Amon e seu principal centro de culto era o Templo de Karnak, ao qual praticamente todos os monarcas do Império Novo procuram acrescentar estruturas como pilones.
A arte de Amarna
As obras deste período têm maior fluidez e flexibilidade. Principalmente na escultura assumem-se formas orgânicas e pouco geométricas, que atingem por vezes aspectos de caricatura. Os membros da família real são representados em cenas da vida familiar com crânios alongados. Abaixo duas imagens representando a arte Amarna, o Busto de Nefertiti e o Busto de Akhenaton: