Sejam Bem-Vindos

Este blog tem como objetivo apresentar a todos os leitores a Arte e sua História em diversas civilizações e épocas. Os textos terão 5 imagens e sua explicação a baixo, para que possam conhecer assim, mais sobre o nosso passado.



domingo, 18 de abril de 2010

A arte na Pré-História

A primeira característica de arte na pré-história é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Foram assim denominadas de pintura rupestre.



Durante o período neolítico, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.



A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário